Gregório de Matos
Epílogos
Que falta nesta cidade?................Verdade
Que mais por sua desonra?...........Honra
Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.
Quem a pôs neste socrócio?..........Negócio
Quem causa tal perdição?.............Ambição
E o maior desta loucura?...............Usura.
Notável desventura
de um povo néscio, e sandeu,
que não sabe, que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura.
Quais são os seus doces objetos?....Pretos
Tem outros bens mais maciços?.....Mestiços
Quais destes lhe são mais gratos?...Mulatos.
Dou ao demo os insensatos,
dou ao demo a gente asnal,
que estima por cabedal
Pretos, Mestiços, Mulatos.
Quem faz os círios mesquinhos?...Meirinhos
Quem faz as farinhas tardas?.........Guardas
Quem as tem nos aposentos?.........Sargentos.
Os círios lá vêm aos centos,
e a terra fica esfaimando,
porque os vão atravessando
Meirinhos, Guardas, Sargentos.
E que justiça a resguarda?.............Bastarda
É grátis distribuída?......................Vendida
Que tem, que a todos assusta?.......Injusta.
Valha-nos Deus, o que custa,
o que El-Rei nos dá de graça,
que anda a justiça na praça
Bastarda, Vendida, Injusta.
Que vai pela clerezia?..................Simonia
E pelos membros da Igreja?..........Inveja
Cuidei, que mais se lhe punha?.....Unha.
Sazonada caramunha!
enfim que na Santa Sé
o que se pratica, é
Simonia, Inveja, Unha.
E nos frades há manqueiras?.........Freiras
Em que ocupam os serões?............Sermões
Não se ocupam em disputas?.........Putas.
Com palavras dissolutas
me concluís na verdade,
que as lidas todas de um Frade
são Freiras, Sermões, e Putas.
O açúcar já se acabou?..................Baixou
E o dinheiro se extinguiu?.............Subiu
Logo já convalesceu?.....................Morreu.
À Bahia aconteceu
o que a um doente acontece,
cai na cama, o mal lhe cresce,
Baixou, Subiu, e Morreu.
A Câmara não acode?...................Não pode
Pois não tem todo o poder?...........Não quer
É que o governo a convence?........Não vence.
Que haverá que tal pense,
que uma Câmara tão nobre
por ver-se mísera, e pobre
Não pode, não quer, não vence.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Hoje deparei-me com os mais diversos tipos de "falta de respeito". Bem, primeiramente, para saber quando não se tem, deve-se saber o que é. RESPEITO, segundo o dicionário latino-português, a palavra “respeito” (lat. respectus, us) significa: olhar para trás, o refúgio, a atenção, reflexão sobre si mesmo. Silveira Bueno complementa que pode ser também relação, importância, temor. Os antigos filósofos resumem o significado de respeito no olhar para o outro.
Temos, muitas vezes, um pensamento bitolado quanto ao que significa respeito, e a falta dele, não enxergando as diversas formas que a falta de respeito pode apresentar-se. Na faculdade já vivi os mais impensáveis tipos de falta de respeito, de professores, colegas, desconhecidos, etc. Parece mais um tiro-ao-alvo, sem destinatário, gratuito e sem fundamento. Sinto que na sociedade de hoje temos que andar como cavaleiros medievais, armados e protegidos contra as lanças da falta de respeito, sempre prontas a arrancar os corações que ainda ousam pulsar nos peitos dos desprevinidos e românticos (no sentido mais amplo da palavra).
Qual o respeito que um funcionário público que, teoricamente, está empregado para servir ao público e tentar, ao máximo que for possível, otimizar este atendimento, tentando resolver o problema que o outro traz, sendo isto o que seu emprego determina; demonstra quando torna-se totalmente imprestável e indiferente para com o problema alheio? Hoje passei quase 2 horas no Detran tentando esclarecer um débito indevido deles para comigo, o que já tinha me gerado bons momentos de estresse e exemplificação de falta de respeito e tb de profissionalismo na auto-escola.. bem, de qualquer maneira, após as duas horas de estresse, sem conseguir resolver nada, eu decidi que meus cabelos brancos não valiam aquele preço, e resolvi desistir. Mas fiz errado, e tenho consciência. Sei que o valor era pouco, mas eles devem aprender que não pode-se cobrar um centavo que seja quando esta não é uma cobrança devida!Devia ter ido até o final, colocado-os na justiça se necessário. Este é o problema dos brasileiros, nos quais eu me incluo, desistimos. Uns nem chegam a tentar. Outros, como eu, desistem porque sabem que os que nem chegam a tentar são EXATAMENTE aquelas pessoas que estão do outro lado da mesa, fingindo que lhe atendem. Bem, depois de ter sido feita de palhaça pelas duas horas a fio, fui a faculdade.
Chegando lá, deparei-me com mais falta de respeito. Eu havia realizado (como SEMPRE) o trabalho, teoricamente em grupo, toda sozinha...e eu apenas peço coisas triviais como: imprima o trabalho que eu fiz, leve o pen drive com os slides que eu preparei..mas ng pode fazer isso! não!
então vai eu louca atrás de como eu poderia arranjar os slides para a apresentação daquele dia. Com o grupo desfalcado, por motivos de saúde, apresentamos o trabalho. Logo após, fomos tentar negociar qualquer coisa sobre um evento que, teoricamente, TODA a sala deveria organizar.. e apenas eu me movimento, lógico, porque quem tem besta não anda a cavalo.
Bem, quando eu, novamente, fui fazer um dos meus triviais pedidos (no caso, era apenas o nome do evento, já que eu precisava colocá-lo nos muitos ofícios que já tinha feito), levei o maior fora de todos os tempos da pessoa que menos esperava. Esta pessoa teve a capacidade de dizer que não planejou um nome porque estava ocupada com os trabalhos e provas da faculdade, esquecendo-se, talvez, que eu faço a mesma faculdade que ela, tenho as mesmas provas, faço todos os trabalhos sozinha (aliás, grande parte dos trabalhos em grupo esta pessoa fazia parte do meu grupo e, portanto, só fazia mamar...), e ainda trabalho de 18 às 4h da manhã todos os dias.
Isso magoou-me de uma forma que acho que não considero que possa expressar.
Estou tão cansada de tenta falta de respeito, de todos os lados.
Seja dos funcionários que deveriam melhorar nossa vida, dos colegas que deveriam trabalhar em conjunto conosco, dos professores que deveriam preocupar-se em passar-nos assuntos de qualidade...enfim!
Nunca vi tanta falta de respeito reunida num só dia, é muita má educação para este curto espaço de tempo.
Porque existe essa péssima mania de considerar que o outro, para você, é problema dele, e que você não tem nada que cooperar ou ajudar?Porque existe essa mania de se escorar nos outros, sem o mínimo de consciência ou sentimento de culpa? Ou mesmo gratidão!?
Porque não se consegue, hoje em dia, colocar-se no lugar do outro por um mero momento que seja? Pensar nas consequencias dos nossos atos e principalmente das palavras, afinal, pedra e palavras lançadas nunca mais retornam! Não consigo entender essa mente humana, confusa e obscura demais para que eu consiga adentrar. Sinceramente, não penso assim. Não considero que tenha feito isso que sofri hoje com alguém, e se por acaso o fiz, peço as mais singelas e sinceras desculpas. Não desejo esse estresse para o meu pior inimigo (como se o tivesse...)
Realmente, começo a pensar de que planeta eu vim. Não consigo ficar com raiva das pessoas que me maltrataram tanto hoje, não consigo minimamente defender-me dessas pedras lançadas, não no mesmo tom. Não considero que seja o que algumas pessoas dizem de se ''rebaixar'', estou no mesmo patamar que todos. Simplesmente não sei o que falar para uma pessoas que é capaz de tratar a um igual com tamanho desdém.
Que seria de mim sem esse grito de defesa que este blog representa?!
É...
Gregório de Matos é que estava certo...
Falta mais que se lhe ponha!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário