segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

De volta aos estudos.

Então, eu, de fato, fiz o ENEM nos ultimos dias 5 e 6. Achei a prova incrivelmente bem elaborada. Incrivelmente, chegou a ousar dizer que passei a nutrir secretamente esperanças no ensino superior brasileiro. Sim, pq até hj tínhamos nada mais que um mecanismo para formar professores, alunos e profissionais bitolados...baseados apenas em decorebas inúteis. Todavia, a prova exigiu do aluno o verdedeiro pensar. Tanto que nem dividiu-se as provas em ''matemática'', ''portugues'' e etc, e sim em ''ciências da natureza e suas tecnologias'', ''ciências humanas e suas tecnologias'' e ''linguagens, códigos e suas tecnologias''. Achei uma prova interdisciplinar, exigente, porém clara. Realmente gostei muito da prova. Não obstante, estava muito extensa. Mas ninguém é perfeito...não podíamos esperar perfeição numa primeira adequação. Ok, com educação não se brinca. Mas isto aqui ainda é o país onde o dinheiro e a decência viajam nas malas, meias e cuecas dos políticos.
Posteriormente - mais especificamente neste sábado agora - prestei o ''dificílimo, agendado e eletrônico'' vestibular da FG, tendo em vista que tenho pensado em cursar direito...como acredito ter dito anteriormente, desde o priemiro contato que tive com direito achei a matéria realmente mt interessante, talvez uma luz para uma nova paixão..tendo em vista que minha paixão por jornalismo é totalmente sem futuro.
Já no domingo e na segunda (ontem e hoje) prestei o vestibular da federal, que usará o enem como primeira fase e a segunda fase a prova elaborada pela conhecida, boa e velha covest/copset...que não costuma ter suas provas roubadas.hahahaha xD
Mas enfim, a prova foi boa também. Tudo bem que apenas posso falar das provas de português I (redação e 2 questões discursivas) e II (literatura), história e inglês I e II; porque na segunda fase continuamos a fazer apenas nossas específicas. Mas mesmo assim, achei a prova boa. O mesmo decoreba de sempre, mas boa. Acho que o ensino médio do país ainda precisa, infelizmente, de tempo para se adaptar a esta nova exigencia... do aluno que tem a capacidade de reconhecer que o conhecimento nÃo é um bloco isolado. Essa exigência de interdisciplinaridade é, de fato, nova. Por isso a prova ainda foi mt decoreba. Mas foi boa.
Se eu passar, cursarei letras-inglês e darei continuidade à tradição de ''salve a professorinha'' da família...
Acredito que tb passei na FG, afinal, escrevi meu nome certinho! :D
Então estou pensando em cursas as duas, como tantos fazem...meu irmão mesmo.
Só fico preocupada porque preciso trabalhar, afinal, tenho data marcada para a entrega do apt...2011! E eu pensava que era 2012..então o tempo encurtou. E o meu emprego atual, é como o chocolate que meu colega de trabalho acabou de me dar: é uma delícia, mas dura pouco.
O projeto se extende até Abril. Claro que eu posso ser chamada para outro projeto, mas não é nada garantido, entendem?
Então, após tantas redações escritas (muros invisíveis, na federal; a solidariedade no Brasil, na FG; e o conformismo e inércia do povo que está deitado eternamente em berço esplêndido, no ENEM), senti saudade desse blog.
Aproveitando que, apesar de não estar em recesso, estou de bobeira no trabalho, resolvi escrever a vós, meus fiéis (e imaginários) leitores.

Beijos saudosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário